Zumbido no ouvido esquerdo e causas.

Zumbido no ouvido esquerdo não pode ser considerado uma doença localizada, já que existem inúmeras causas que podem ocasionar esse distúrbio.

Caracteriza-se por zumbido, barulho, apito no ouvido, o som que não se origina de uma fonte externa.

Ou seja, quando se ouve um barulho na cabeça, mas esse som não está sendo provocado por nada que está dentro do mesmo ambiente onde estamos.

Existem inúmeros tipos que podem lembrar som de apito, de mar, de chiado, e ainda a sensação de que o ouvido está tampado deixando um som oco na cabeça.

Falamos cabeça porque o ouvido externo e o ouvido interno são apenas os canais que levam o ruído até o cérebro para que ele então possa interpretar.

Com isso, qualquer tipo de machucado ou lesão no aparelho auditivo pode causar zumbido no ouvido esquerdo ou direito, porém nem sempre a causa está no ouvido, ou perto dele, pode ser em qualquer outro lugar do organismo.

Como nosso corpo é uma série de interligações nervosas, problemas que às vezes achamos que não tem nada haver com o ouvido, podem causar o sintoma de barulho nele.

Como diagnosticar corretamente barulho no ouvido

Para fazer um diagnóstico preciso é importante consultar um especialista, que no caso seria um otorrinolaringologista.

Ele fará os exames e descartará todas as possibilidades que estiverem ligadas ao aparelho auditivo propriamente dito.

Depois disso ele fará uma série de perguntas, na tentativa de intuir, ou determinar quais seriam as causas do problema.

Depois que o médico especialista não encontra as causas no aparelho auditivo é hora de começar a ir em outros especialistas, de problemas que geralmente podem ocasionar o zumbido no ouvido esquerdo ou direito.

É importante fazer um exame sempre que surgir o problema e ele persistir por mais de um dia inteiro, pois algumas doenças graves, principalmente tumores do aparelho auditivo (raros) começam dessa maneira.

Depois que lesões e distúrbios do aparelho auditivo são descartados, é hora de pegar a lista de possibilidades e percorrer os especialistas para poder encontrar a causa real e trata-la adequadamente.

Vendo algumas causas de apito no ouvido já é possível fazer algumas adequações nos hábitos diários e até mesmo eliminar o problema antes de se tornar agudo e posteriormente crônico.

10 causas principais do zumbido no ouvido esquerdo ou direito

Abaixo selecionamos 14 causas principais que podem causar distúrbios como barulho no ouvido.

1 – Deficiência de vitaminas

Nosso organismo precisa de vários tipos de vitaminas e nutrientes para funcionar corretamente.

No caso da saúde do ouvido, a vitamina B12 é essencial, bem como minerais como o zinco que agem diretamente nas funções auditivas e cognitivas.

Apenas a deficiência de vitamina B12 pode causar apito no ouvido, por isso consumir alimentos como peixes de águas profundas (salmão, truta, atum), como também fígado, leite e seus derivados, ostras, ovos e carne de porco, pode ajudar a não faltar a vitamina.

2 – Diabetes

do

O excesso de açúcar no sangue aliado a uma intolerância ou produção desequilibrada de insulina leva ao desenvolvimento da doença crônica chamada diabetes.

Pessoas que possuem essa doença podem desenvolver sintomas como barulho no ouvido, por ocorrência do desequilíbrio hormonal e também pelo consumo de alimentos que podem intoxicar o organismo como um todo.

Para ficar longe do grupo de risco de diabetes tipo 2 é importante manter o peso em dia praticando exercícios, além de diminuir o consumo de açúcares e carboidratos de absorção rápida (derivados de farinha de trigo branca).

3 – Hipertensão

A pressão alta é causada pelo estrangulamento das artérias que ficam entupidas com depósitos de gordura endurecida.

Quando o sangue passa por essas artérias faz um esforço maior o que causa o aumento da pressão sanguínea que quando muito elevada pode ocasionar zumbido no ouvido.

4 – Má alimentação

Comer alimentos açucarados em demasia, alguns tipos de edulcorantes, consumir álcool em excesso, também pode causar distúrbios sonoros no aparelho auditivo.

Além disso, se alimentar com produtos industrializados em demasia aumentará a quantidade de toxinas no organismo, coisa que também pode desencadear barulhos internos além de outros problemas.

5 – ATM e outros problemas dentários

ATM ou disfunção da articulação temporo-mandibular é um dos problemas dentários que pode levar ao surgimento de barulhos no ouvido.

Isso ocorre por causa da ligação próxima da mandíbula com o aparelho auditivo, assim outros tipos de problemas odontológicos também podem afetar como tratamento de canal, extração de dentes de raiz, etc.

6 – Problemas na musculatura e coluna cervical

Quando temos nossa musculatura muito tensa costumamos ter dores nas articulações e também um excesso de estresse e fadiga.

A coluna cervical que sustenta o pescoço pode sofrer com o estresse e ficar mais rígida impedindo que o sangue circule corretamente na região.

Esse tipo de problema pode ocasionar barulho no ouvido, por isso é importante frequentar um massagista de vez em quando para aliviar a região, ou fazer sessões de acupuntura que aliviarão a área dando passagem livre ao sangue.

como acabar com zumbido no ouvido

7 – Distúrbios psiquiátricos

Pessoas com crises de ansiedade e problemas depressivos também podem ter zumbido no ouvido, devido ao acúmulo de cortisol e também à condição de estar sempre em estado de alerta.

Sempre é importante procurar um médico nessas situações, mas exercícios de meditação e relaxamento costumam dar bons resultados e também eliminar o barulho interno.

8 – Perda da audição (por idade, por medicamentos, por infecções)

Com avanço da idade a audição pode se deteriorar e diminuir bastante. Como uma forma de compensar a ausência de barulho esterno, o cérebro pode criar sons para repor essa movimentação.

O consumo de alguns medicamentos como anti-inflamatórios e também AAS podem causar alergias e afetar o aparelho auditivo causando ruídos internos.

Infecções do aparelho podem danificar fisicamente o duto auricular e fazer com que surjam sons que apenas a pessoa ouve.

9 – Som acima do suportável

Ouvir música, ou qualquer outro som muito alto sem proteção, pode levar ao desgaste do aparelho auditivo e com isso culminar com problemas de zumbido no ouvido.

Se você trabalha em zona insalubre com som muito alto é importantíssimo usar um EPI adequado para tampar o ouvido e evitar que isso fique muito mais sério no futuro.

10 – Gripes e resfriados

Quando ficamos com gripe tendemos a ter acúmulo de muco nas vias aéreas superiores (nariz, garganta, ouvido).

Se esse muco não for bem limpo poderá ficar armazenado no ouvido causando desconforto e também barulhos internos.

Sempre limpe o nariz e o ouvido quando estiver resfriado, para que esse muco acumulado não endureça e crie um problema mais sério como otite ou outro tipo de inflamação auricular localizada.

Atentando para essas possibilidades acima, ficará mais fácil um diagnóstico e tratar com segurança o zumbido no ouvido esquerdo ou direito.

Se deseja terminar de uma vez por todas com o zumbido no ouvido. Clique aqui!

Deixe uma resposta