Como acabar com zumbido no ouvido – 8 formas naturais

como acabar com zumbido no ouvido

Aprender como acabar com zumbido no ouvido é o desejo de milhares de pessoas ao redor do mundo que sofrem com esse mal que pode se tornar crônico e ficar existindo a vida toda.

Para quem não sabe, barulho no ouvido é quando a pessoa ouve um barulho dentro do cérebro, mas que não é ocasionado por nenhuma fonte detectável.

É como ouvir barulhos que ninguém ouve, o que pode ser bem perturbador principalmente se for muito alto, ou muito específico.

Quando se tem esse tipo de problema fica complicado para se concentrar devido ao ruído constante, e também ruim para dormir, porque em ambiente silencioso o barulho interno tende a ficar ainda mais evidente.

Por isso algumas pessoas podem desenvolver problemas de estresse por não conseguir realizar bem suas atividades, e também problemas de insônia já que em alguns casos não se consegue conciliar o sono.

Como é um tipo de ruído que está apenas em nossa cabeça, muitas pessoas recorrem a remédios pesados para adormecer, ou ainda a estimulantes para conseguir vencer o dia depois de uma noite mal dormida.

Com o tempo isso pode se tornar um vício em remédios controlados, e pior, o consumo excessivo de alguns medicamentos pode desencadear e agravar o apito no ouvido.

Para cada causa um tratamento

Barulho no ouvido não é uma doença isolada nem tampouco localizada, ele é sim uma forma do organismo informar que pode haver alguma doença mais grave se instalando.

Assim, ele deve ser tratado como um sintoma, e por isso é necessário fazer uma série de exames para descobrir a causa exata e poder trata-la adequadamente.

Dentre os muitos gatilhos que podem desencadear distúrbios sonoros no ouvido podemos citar doenças crônicas como diabetes e hipertensão, além de lesões físicas no duto auricular.

Quem está acostumado(a) a tomar muitos medicamentos como anti-inflamatórios, ácido acetil salicílico e relaxantes musculares também pode facilitar o surgimento de zumbidos no ouvido.

Além dessas causas pessoas com problemas de depressão e ansiedade podem ter mais esse distúrbio devido ao excesso de estresse que se acumula na região dos ombros, pescoço e coluna cervical.

Como você pode ver, as causas são muitas e é por isso que se faz necessário sempre consultar um médico ao menor sinal de barulho no ouvido sem causa aparente, ou por um período muito prolongado.

De posse dessas informações fica mais fácil aprender como acabar com zumbido no ouvido e até mesmo prevenir que ele apareça e se instale.

8 maneiras naturais de como acabar com zumbido no ouvido

Existem vários tipos de tratamentos medicamentosos para barulho no ouvido, e até mesmo o uso de aparelho auditivo pode diminuir bem o problema, mas a maioria dos remédios indicados são controlados e mexem com o Sistema Nervoso Central.

Isso porque o ruído que ouvimos não está em nosso ouvido, está em nossa cabeça, então para fazer com que ele desapareça é preciso tomar remédios que tratem problemas neurológicos distintos.

Não precisamos falar que em médio e longo prazos esses remédios podem causar dependência e piorar o problema ainda mais, ou até mesmo causar uma evolução. Veja alguns tratamentos naturais que são muito eficazes:

1 – Musicoterapia

A primeira dica de como acabar com zumbido no ouvido é encher a mente com sons que você gosta para criar uma sensação de paz e relaxamento.

É importante que o som esteja em uma altura bem confortável, e que a música seja mesmo algo que você aprecie, pois assim também ocorre relaxamento que ajuda muito no tratamento.

2 – Acupuntura

Os mestres acupunturistas acreditam que aliviando a musculatura da coluna cervical facilitam a passagem de sangue pelas artérias da região tirando o estresse que pode causar o barulho no ouvido.

Fazer algumas seções para tratar o problema pode ser bem efetivo, pois sabemos que essa forma de cura milenar mexe com os principais pontos energéticos do corpo e por isso é capaz de fazer um tratamento mais profundo.

3 – Adequação da dieta

Consumir muito açúcar, gordura animal, e alguns tipos de edulcorantes, além do consumo de álcool pode fazer com que o barulho no ouvido apareça e evolua.

Assim, fazer algumas modificações na dieta é uma forma de eliminar toxinas que podem se acumular e causar alergias no aparelho auditivo, desencadeando o problema com mais facilidade.

Junto da dieta mais saudável é importante também praticar exercícios que ajudarão a eliminar toxinas ainda mais rapidamente.

4 – Ginkgo Biloba

Essa planta tem muitas utilidades medicinais e uma delas é a melhor do fluxo sanguíneo, incluindo e principalmente em toda região da cabeça e no cérebro.

Nesse caso a ideia é que com a passagem de sangue mais facilitada, ficará mais difícil ocorrerem distúrbios auditivos.

5 – Relaxamento

Lembra que falamos que ansiedade e depressão podem ser fatores que desencadeiam o zumbido no ouvido?

Então, praticar exercícios de relaxamento é uma ótima maneira de evitar crises de ansiedade e também mandar a depressão para bem longe.

Pode ser com música, ou programas guiados para um melhor aproveitamento, mas a ideia é fazer com que o corpo sinta-se confortável e leve a ponto de se livrar de vários desequilíbrios incluindo barulhos no ouvido.

6 – Drenagem da Tuba Auditiva

Outra maneira eficiente de como acabar com zumbido no ouvido é fazer uma drenagem da tuba auditiva.

Esse procedimento serve para aliviar a congestão que possa estar no tubo atrás do tímpano e mostra-se uma técnica adequada para tratar apito que pode ter sido causado por obstrução das orelhas, garganta e nariz.

7 – Ruído Branco

como acabar com zumbido no ouvido

Alguns especialistas afirmam que fazer uma terapia sonora onde um ruído é provocado para “despistar” o cérebro pode ser muito eficaz no tratamento de barulho no ouvido.

Pode ser qualquer tipo de ruído incluindo de eletrodomésticos, ou mesmo o som de um clique, para que o cérebro pare de prestar atenção no ruído interno e tente interpretar o ruído externo.

Essa é uma terapia de comportamento e pode ser bem eficaz dependendo da causa do distúrbio.

8 – RPG – Relocação Postural Global

O desequilíbrio da coluna principalmente da cervical pode levar a problemas de ATM – Disfunção temporo mandibular, e ocasionar lesões e barulho no aparelho auditivo.

Fazer um tratamento de RPG – Relocação postural global é uma forma eficiente de como acabar com zumbido no ouvido e ainda resolver o problema mandibular como bônus.

Bem, como você viu dá para tratar zumbido no ouvido e não precisar se render aos remédios químicos que podem fazer muito mal para a saúde geral do organismo.

Deixe uma resposta